Comente em todas as postagens,e se identifique sempre

A CIE pede encarecidamente aos seus cooperados, seguidores, membros, conviventes, admiradores, inimigos, oposição e a galera do tanto faz, resumindo: todo mundo! Comente em todas as postagens e sempre se identifique. Os comentários sem identificação serão excluídos.
CIE: você em primeiro lugar!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Comércio da Franca - 05/10 - Feira de GE 2011 + Blog da CIE !

Foto(s): Rafael Mulinari/Comércio da Franca
Data: 05/10/2011
Alunos da Industrial aprendem a gerir o próprio negócio

MÃO NA MASSA - Durante a 9ª Mostra de Gestão Empresarial, sentados, Joana Célia de Oliveira (Professora), Rita de Fátima Parzewski (Coordenadora), Gustavo Miranda (professor) e Maria Fernanda Bachur (professora). Em pé, os alunos Guilherme Gonçalves e Gleison Cipriano. 


Uma lanchonete especializada em panquecas, uma empresa que comercializa diferentes tortas e também é conhecida por seu saboroso petit gateau e até uma uma loja que promove competições de videogames. As atividades comerciais que poderiam fazer parte do setor comercial de Franca foram projetos apresentados por 320 alunos dos 2º e 3º anos da Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso (Escola Industrial) na 9ª edição da Mostra de Gestão Empresarial que começou ontem deve reunir 2 mil pessoas por dia até a próxima quinta-feira.
Desenvolvida pela própria instituição de ensino, a iniciativa tem como objetivo auxiliar os jovens que finalizam o Ensino Médio buscando a preparação para o mercado profissional. A matéria de Gestão Empresarial, ministrada pelos professores Gustavo Miranda e Maria Fernanda Bachur, permite que grupos de 20 alunos trabalhem no planejamento e simulação de atividades comerciais. “Os alunos colocam em prática toda a matéria teórica vista durante o ano. É desenvolvida toda a parte de marketing, custo de operação e preço dos produtos”, disse o professor Gustavo.
Divididos entre os anos letivos, os projetos das empresas são desenvolvidos pelos alunos do 2º ano e as cooperativas são elaboradas pelos estudantes do 3º ano. “Embora a estrutura seja parecida com uma empresa, o funcionamento de uma cooperativa é diferente. Há um sistema democrático, ao contrário da empresa que possui um presidente, responsável por definir as decisões do grupo. Tudo é feito de acordo com a votação da maioria, fator que acaba trazendo conflitos importantes no processo”, explica a professora Maria Fernanda Bachur.
Além da atividade diferenciada que estimula os alunos em um projeto extra-classe, os jovens que trabalharam nos projetos das empresas e cooperativas ainda se empenharam para reunir mais de 9 mil produtos de higiene e alimentação que serão distribuídos em instituições voluntárias de Franca.
Os projetos empresariais envolvem todas as etapas de planejamento e organização da atividade comercial e os alunos aprendem sobre os departamentos de recursos humanos, marketing, financeiro e as etapas de produção do que será oferecido ao cliente.
Pensando no futuro profissional, os jovens procuram relacionar suas responsabilidades nas empresas ou cooperativas de acordo com suas áreas de interesse. Foi o que aconteceu com Gleisson Cipriano, do 3º ano. Membro do comitê educativo da Coorleone, cooperativa que comercializa lanches, Gleisson atua na elaboração do material de divulgação e marketing do projeto. “Gosto muito de desenhar e pretendo fazer alguma faculdade relacionada a essa área”, comenta o aluno que criou a arte dos crachás da sua cooperativa participantes da Mostra de Gestão Empresarial.

SERVIÇO:
9ª Mostra de Gestão Empresarial
Local: Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso
(Escola Industrial) - Rua General Carneiro, 1675, Centro
Quando: De 4 a 6 de outubro
Horário: das 9 às 22 horas
Entrada franca e venda de diversos produtos de alimentação

Rei da paródia garante sucesso de projeto

O interesse pela área esportiva e a habilidade para imitar famosos locutores e apresentadores da televisão fizeram com que Guilherme Dias Gonçalves, aluno do 3º ano da Industrial, se dedicasse à presidência da Cooperativa Ideia Eventos (CIE). O projeto criado para a 9ª Mostra de Gestão Empresarial fez com que estudantes do grupo trabalhassem na cobertura de eventos esportivos municipais como o InterEtecs e os Jogos da Primavera, desenvolvendo um blog (www.cooperativaideiaeventos.blogspot.com) com os vídeos e as repercussões das partidas.


Fazendo da clássica imitação de Sílvio Santos, até narrações de Sílvio Luís e comentários de Caio Ribeiro, Guilherme sempre recebeu elogios de amigos e professores pelo trabalho desenvolvido para o blog. Na página virtual da Cooperativa há até uma entrevista em que o aluno se passa pela jornalista Marília Gabriela e faz uma auto-entrevista a respeito de seu trabalho.
Com talento desenvolvido para atividades de comunicação, Guilherme pensa em trilhar o futuro profissional no Jornalismo ou na área de Tecnologia da Informação. “A gente tenta transmitir para o pessoal de casa os jogos da escola. A ideia é fazer uma transmissão com uma narração diferente e um olhar mais cômico”, explica Guilherme que é conhecido entre os amigos como “Sílvio”.

A renda da Cooperativa é arrecadada através da realização de excursões, venda de DVD’s dos campeonatos e investimentos realizados pelo grupo antes de iniciar as atividades na CIE. 

Acompanhe a matéria no site do Jornal Comércio da Franca, do Grupo GCN em:

A CIE agradece a todos que fizeram isso possível, o nosso e o meu MUITO OBRIGADO!
Silvio

2 comentários:

Anônimo disse...

pega nois lesk!!

Célio Peliciari

Letícia 3ºC disse...

Cie *_*

Postar um comentário